segunda-feira, 25 de março de 2013

Os Pré-Socráticos


Neste post falarei sobre os pré-socráticos.

O post é uma adaptação do meu trabalho de filosofia para o 6º ano.

O trabalho fala sobre os pré-socráticos, suas divisões (escolas), e os legados deixados pelos filósofos dessa época.

Falarei sobre as principais escolas do período pré-socrático: Jônica, Itálica, Eleática e Atomistíca. Além de serem aprofundadas as histórias dos seguintes filósofos: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Heráclito de Éfeso, Xenófanes de Cólofon, Parménides de Eleia, Zenão de Eleia, Pitágoras de Samos e Demócrito.

Partenon à noite


Para entendermos melhor a filosofia, precisamos conhecer os pré-socráticos, que foram os primeiros filósofos conhecidos pela história da humanidade.

Estes homens, foram grandes sábios e criadores de inúmeras ideias, incluindo a essência da vida, natureza e matemática.

Os pré-socráticos foram os filósofos que vieram antes de Sócrates.

Eles foram Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Heráclito de Éfeso, Xenófanes de Cólofon, Parménides de Eleia, Zenão de Eleia, Pitágoras de Samos, Tiemeu, Anaxágoras, Empédocles e Demócrito.

Buscavam entender a natureza e o mundo, mas buscavam isso desafiando a mitologia, isto é, queriam entender o mundo a sua volta pela razão.

As escolas para a divisão dos pré-socráticos

Os pré-socráticos foram divididos por escolas. Essas escolas são: Escola Jônica, Escola Itálica, Escola Eleática e Escola Atomistíca. Elas eram divididas de acordo com o local e os problemas que eram discutidos por seus filósofos.

Escola Jônica

A Escola Jônica recebe seu nome pois ficava na colônia grega Jônia, onde hoje é a Turquia. Os filósofos que fizeram parte dessa escola foram: Tales de Mileto, Anaximes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso. Cada um pensava em uma origem diferente para o mundo.

Tales acreditava que era da água, já para Anaximandro, era de um elemento chamado ápeiron, um elemento ilimitado, que podia unir e separar corpos. Para Anaximes era do ar e para Heráclito era do fogo.

Apesar de terem pensamentos diferentes, tinha a ideia de que o mundo era igual a alguma coisa em movimento, como a água congelada que evapora por causa do Sol.

Escola Itálica

A Escola Itálica era na Itália. Seu filósofo era Pitágoras de Samos.

Ele pensava que os números eram a essência da vida. Pitágoras foi um grande matemático e físico, que tinha um pouco de misticismo. Foi ele quem criou a palavra “filosofia” quando chamou a si próprio de filósofo.

Escola Eleática

A Escola Eleática foi desenolvida na cidade de Eleia. Seus filósofos foram: Xenófanes de Cólofon, Parmênides de Eleia e Zenão de Eleia.

As ideias desses filósofos eram bem diferentes das de todos os outros, pois acreditavam que existia um ser absoluto, divino, perfeito, que não se modifica. Mas, Zenão tinha uma ideia de movimento que até hoje é discutida.

Escola Atomística

A Escola Atomística, foi desenvolvida a partir da ideia de que não é um só elemento que forma as coisas. O filósofo Leucipo de Mileto acreditou que o planeta era formado pelo choque aleatório e imprevisível de átomos, por isso a escola tem o nome de Atomística. Essa ideia continuou sendo discutida por Demócrito de Abdera e Epicuro de Samos.

Esses filósofos também discutiram outras ideias além da natureza e o mundo, como fez Demócrito, que também discutiu sobre a ética.

O legado dos pré-socráticos

Tales de Mileto (640-550 a.C.)



Foi o primeiro filósofo e fundador da Escola Jônica. Foi um astrônomo e geômetra. Ele foi incluído entre os sete sábios da antiguidade. Ele elaborou uma forma de pensar que questionava o saber dos deuses que permaneceria no pensamento mesmo com o passar do tempo. Sua teoria que a essência da vida era água foi criada porque notou que os animais, as plantas, entre outros seres, precisavam da água para poderem continuar vivendo e se desenvolvendo. Assim sendo, ele também notou que pareciam estar sobre a água e estar rodeados dela. Desse jeito, concluiu que a água é a essência da vida.

Tales tentava, a partir da razão, compreender os desastres naturais, que para os outros, eram causados pelos deuses.

Anaximandro de Mileto (610 a.C.- 547 a.C.)



Foi um aluno de Tales, então começou a pensar como seu mestre, mas pelos seus estudos, acreditou que a essência da vida era o ápeiron, o ilimitado.

Anaximandro não acreditava que a origem de tudo era algum elemento físico (água, ar, terra, fogo), uma vez que alguma coisa deu a origem a esses elementos. Portanto, deu o nome de ápeiron à origem de tudo, já que o que não tinha início, não poderia ter fim.

Para esse filósofo, as coisas tinham um par de opostos, como quente-frio. Porém, só um dos opostos podia se manifestar por vez. Se algo estava frio, o quente não poderia existir ao mesmo tempo. Mas quando o frio partia, o quente poderia existir.

Anaxímenes de Mileto (585 a.C.-528 a.C.)

Também foi um filósofo da Escola Jônica, mas foi um aluno de Anaximandro. Segundo suas pesquisas, a essência da vida era o ar. Para ele o ar se transformava em coisas líquidas e solídas. Também pensava que a alma era feita de ar, então quando espirramos é a nossa alma saindo do corpo e desejar saúde é uma forma de oração, para que a alma retorne ao corpo. Teve essa ideia por causa dos mortos que não espirram então quer dizer que sua alma foi embora para sempre.

Heráclito de Éfeso (540 a.C. - 470 a.C) 


Foi um filósofo fascinante apesar de ter ideias confusas. Passava seu conhecimento por meio de jogos de palavras e charadas, o que fazia as pessoas pensaream mais. Foi sempre uma pessoa altiva e melancólica. Não entrou na política, tinha desprezo pelos poetas, era contra os filósofos de sua época e da religião. Queria transmitir que em tudo que o homem faz parte, há uma manifestação em unidade. Falava também que as transformações eram a consequência da ação e a reação. Defendia a ideia de que o fogo era a essência da vida, porque purificava e fazia parte dos humanos.

Xenófanes de Cólofon (570-475 a.C.)


Foi o primeiro filósofo a enfrentar a teologia de sua época. Gostava de fazer poesias, sendo que alguns poemas seus tinham conteúdo filosófico. Teve influência na filosofia por causa de seu espírito crítico. Através de seus versos poéticos, criticava o hábito dos homens de comparar deuses a eles mesmos. E também foi o primeiro filósofo a ter a ideia de que só existia um deus. 

Parménides de Eleia (530-515 a.C.)


Ele escreveu uma só obra literária, da qual foi tirado um verso épico, que foi conservado por vários autores. Ele nos deixou duas formas de pensamento: uma que era a verdade, e também acreditava nas coisas que existiam e não no nada, isto é, ele acreditava no que existia, no que tinha corpo, massa e o que não tinha corpo ou massa não existia. A outra forma é que tudo se interliga de alguma forma.

Zenão de Eleia (489-430 a.C.)



Defendia a ideia de Parménides, sendo seu aluno. Ele fundou, segundo Aristóteles, a Dialética como forma que poderia unir ideias diferentes de pessoas, e ajudar as pessoas a se entenderem. mas Platão falou que Zenão continuou com a mesma ideia de seu mestre só alterando o pensamento de que o mundo é um só e sim de que há multiplos, coisas diferentes.

Zenão inventou os paradoxos (para = contra; doxa = opinião), para mostrar aos outros filósofos que as diferenças eram possíveis. Bons exemplos são os paradoxos da corrida entre Aquiles e a tartaruga, e da flecha, que se movimentava, mas ao mesmo tento estava em repouso. Com isso ele refutava outras teses e acreditava que só poderia se obter conhecimento através leis da razão.

Pitágoras de Samos (570-495 a.C.)



Para Pitágoras, o mundo sempre tinha algo a ver com os números. Esses números ajudavam a desvendar mistérios sobre a complexidade do mundo. também criou a jteoria da Transmigração onde a alma não morre, e sim se move a todo o instante. Segundo seus ensinamentos, existe um fogo central no universo em que a Terra, Lua, Sol e mais cinco planetas dançam em volta dele, e esse fogo central era o principio da vida.

Demócrito de Abdera (460-370 a. C)


Foi filosofo historiador e cientista. Por ser rico, fez viagens de estudos pela Grécia, Ásia e Egito. Possuía uma explicação material e mecanista do mundo, e superou Platão sobre os conhecimentos sobre a natureza. Sucedeu Leucipo de Mileto na direção da escola de Abdera. Em sua visão materialista, acreditava que a matéria era formada por átomos rígidos minúsculos, variados em tamanho, que formam um processo mecânico. Foi uns dos maiores sábios, responsável por mudanças fundamentais na matemática, incluindo o estudo dos cálculos infinitesimais para determinar volumes. Mas suas ideias foram ignoradas pelas escolas seguintes, Platônicas e Aristotélicas.

Conclusão

Conclui que, estes filósofos, tiveram as primeiras ideias do que é a vida, a natureza, a matemática e o mundo. Suas ideias são discutidas e estudadas até hoje, mas ninguém sabe quais estão certas ou erradas, mas o maior legado deixado pelos pré-socráticos foi a dúvida, a chave para busca do conhecimento.

Para saber mais, acesse os sites abaixo:








Fontes das imagens:


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Wikipédia


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