segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Peso de Um Problema


Neste post vou escrever sobre a edição número 33 da Turma da Mônica Jovem.

Pra quem não sabe o que é Turma da Mônica Jovem vou fazer uma explicação: é a Turma da Mônica, e alguns personagens novos, só que os personagens estão maiores (por volta de 15 anos). As aventuras agora tratam de problemas que todo adolescente passaria.

Eu estava lendo um livro chamado "Quero ser Belo", que me lembrou desta edição da TMJ.

Bem, nesse mangá, Mauricio de Sousa transcreve uma das principais preocupações dos adolescentes: seu peso.

Nossa história começa com a Marina tirando fotos lindas de Maria Mello, uma garota da escola que sonha em ser uma modelo internacional quando crescer.

Cebola fica mencionando todas as qualidades dela, só as externas e não as internas. Numa delas, ele cita que ela é magra e tem um corpo perfeito.

Depois que Marina acabou de tirar as fotos, Maria ficou vendo-as, e disse que ficou "legalzinho". Todos se espantaram com seu cometário e perguntaram o porquê. Ela disse que queria tirar outras fotos, só que nessas, gostaria de usar efeitos especias. Marina disse que não seria realista, não seria ela.

Mônica alerta que ela já até estava pálida de tanto tirar fotos. Maria respondeu que uma maquiagem resolveria.

Cascão fala que na verdade ela deveria se hidratar e comer um pouco. Então, Magali traz logo água e biscoitos para a "modelo". Magali achou fofa essa atitude e resolveu falar exatamente isso a ele. Mas na verdade, Cascão só fez aquilo porque caso ela tivesse um piripaque, quem a levaria ao hospital? Ninguém lá tinha habilitação.

Maria comeu um biscoito e bebeu um pouco de água, depois resolveu ir embora.


Perto dali, havia uma edificação de vidro onde ela se olhou e viu a imagem de uma pessoa gorda e pensou que era ela, desmaiando.

Na escola, todos ficaram sabendo do que aconteceu e descobriram que Maria não viu sua imagem no vidro, e sim a de uma outra pessoa. Essa pessoa era Isadora, que prefere ser chamada de Isa. Ela é muito carinhosa e super gentil.


Cebola, assim que ela terminou de se apresentar, fez um comentário sem graça de Isa, que tinha a ver com seu peso.

No dia seguinte, as meninas convidaram Isa para jogar vôlei. Carmem e Denise disseram que não a queriam em seu time. Então, Marina, Mônica e Magali receberam Isa em seu time de braços abertos.

Isa errou muitas vezes e só por isso Cebola, Titi e Jeremias ficaram zombando dela. Cebola disse que se a bola fosse uma lasanha, talvez ela a pegaria.

Denise faz um churrasco e todo mundo é convidado, até Isa. Só que esse churrasco está com outras intenções...

Num determinado ponto da festa, Isa puxa Xaveco para dançar. Todos ficam reparando neles.

Enquanto isso, Carmem e Denise ficam conversando e Luca escuta tudo, porque estava no banheiro e elas estavam na frente da porta. Ele descobre que elas só convidaram Isa para chamarem mais atenção.

Quando elas saem, ele também sai e repara que todos fizeram uma roda. No meio estavam Isa e Xaveco dançando. Luca fala para Xaveco parar e começa a dançar com Isa. Todos ficam chocados com sua atitude.


No outro dia, Maria fala com Luca e faz um comentário maldoso sobre sua dança com Isa, que o deixou realmente irritado.

Depois disso, ele vai para o corredor. Lá, ele encontra Mônica e Magali e começam a conversar. Luca conta o que ouviu de Carmem e Denise. A Mônica fica uma fera e tem vontade de bater nas duas.

Na hora do intervalo, Isa oferece cajuzinhos a todos. Mas, Magali recusa e todos se chocam com sua decisão. Ela explica que recusou porque anda comendo demais disso e continua falando sobre saúde e alerta Isa que se ela continuar comendo doces todos os dias, ela pode ter um problema sério de saúde.

No final de semana, Isa vai ao médico fazer um exame e depois que sai, Mônica, Magali e Luca a levam para uma tarde de exercícios.

O primeiro é musculação. Ela consegue, mas quase mata o Titi.


O segundo é correr numa esteira. Marina dá uma ajuda fazendo quadros motivacionais, para parecer que ela já correu bastante. Isa gostou, mas se cansou muito rápido.


O terceiro é natação. Antes de entrar, ela vê um garoto fazendo xixi e não fica com mínima vontade de entrar.


O quarto é correr ao ar livre. Isa se cansou muito, muito, mas muito rápido.


O quinto e último é dança indiana que Luca sugeriu. Ela adora e no final praticamente todas as garotas estão dançando.


Depois da aula, Isa sugere que todas vão à padaria do seu Quinzão. Ao ouvir aquela sugestão, Maria surtou e começou a falar para Isa tudo o que ela pensava das atitudes dela, que ela só pensa em comer e falou uma coisa terrível: o peso de Isa. Num certo ponto de seu chilique, o estômago de Maria começou doer e ela via tudo embaçado e desmaiou.

No hospital, o médico fica surtado com a gigantesca lista de deficiências alimentares de Maria e fala que ela deve ser louca, para praticar atividade física sem comer.

Antes de todos irem embora, é entregue o resultado do exame de Isa e todos descobrem que ela não perdia peso porque tem hipotiroidismo.

E assim acaba a história.

*************************************************************************

Eu, pessoalmente, acho que o Cebola foi muito sem noção nos comentários que fez da Isa. Ele não devia ter falado nada dela ser meio gordinha, porque ela teve uma atitude generosa ao oferecer os doces a todos.

A atitude de Maria Mello com Isa foi ridícula, porque ela mesma não se cuida. Ela vive comendo o mínimo, tem bulimia.

As atitudes de Mônica, Magali e Luca foram muito fofas! Eles quiseram ajudar Isa de qualquer jeito e deram a ela todo o apoio que ela precisou.

Eu odiei o que a Carmem e a Denise estavam fazendo com a Isa. Elas não tinham direito nenhum de se aproveitar do fato de a Isa ser um pouco mais gordinha que elas para que pudessem se destacar.

Essa edição nos ensina a cuidar do nosso corpo e alimentação. Se comemos demais, podemos ter problemas como: colesterol, diabetes, etc. Eu mesma tenho um: colesterol alto.

Quando perdemos o apetite pois achamos que sempre estamos acima do peso, pode ser sinal de anorexia. Se vomitamos tudo que comemos porque nos sentimos culpadas, pode ser sinal de bulimia.

Acima de tudo, essa aventura nos ensina a não julgar as pessoas pelo que elas são por fora e sim pelo que elas são por dentro, porque você pode até ser mais magra ou mais gorda, ter problemas de saúde ou não ter, mas o que mais importa é seu caráter, pois ele te faz feliz ou triste, determina se você é legal ou chata, boa ou ruim. Enfim, ele que vai determinar o que você é.

Beijos e espero que tenham gostado!